- Área: 430 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Renan Klippel
-
Fabricantes: Art & Luz Iluminação, Bricolagem Brasil, Casa Nova Interiores, Construtora Reparco, João Carlos Pinturas, Marmoraria Athenas, Oriente Móveis, Portobello, Prisma Revestimentos, Projeto Natural, Yabe Esquadrias, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto diferenciado de aproximadamente 450 m2, assim foi a proposta dos arquitetos Carolina Sakuno e Fausto Cintra para essa residência, pertencente a uma jovem família. A volumetria de linhas retas e puras agradou o gosto dos clientes que desejavam uma residência contemporânea.
O volume da casa possui dois pavimentos e prioriza soluções arquitetônicas como grandes vãos e balanços que trazem leveza ao projeto. Perpendicular à volumetria da casa, encontra-se a garagem com capacidade para até três veículos. A casa foi locada no ponto mais alto do terreno, tendo o desnível sendo vencido por uma escada, envolta a um belíssimo paisagismo tropical, até o acesso à porta principal.
O térreo potencializa a integração entre os ambientes. Logo ao entrar na residência pela porta principal, pivotante central em madeira, é possível ver o Living e a Cozinha Gourmet. Uma grande estante em madeira foi locada no living e ganhou dupla função, na frente, abriga Tv, adega, equipamentos e decorações, já nos fundos dela, portas de abrir abrigam a louçaria, e quando fechadas parecem ser um grande painel. Todo esse espaço se abre, através de grandes portas de correr que são camufladas dentro da parede, para o deck da piscina. O paisagismo nos fundos segue a mesma linha tropical da frente da residência. O destaque fica para o grande jardim vertical que parece “nascer” da piscina.
A escada de acesso ao pavimento superior fica oculta atrás de uma parede revestida em tijolinhos. A escada em madeira, com rodapé metálico recuado, recebeu iluminação balizadora que demarca o caminho a ser percorrido. O pavimento superior abriga os dormitórios, sendo 04 suítes no total. As suítes dos filhos abrem-se para a área de lazer, através de grandes portas camarão em muxarabi de madeira. O mesmo recurso foi usado no quarto do casal que tem vista para a rua e bosque em frente à residência. O banheiro possui o mesmo tipo de porta, o que garante uma ótima vista para o exterior, quando aberta. Esse recurso garante iluminação natural e ventilação na parte interna dos ambientes, porem dando o máximo de privacidade. O dormitório de hóspedes também usou recurso semelhante de permeabilidade/privacidade, mas no caso foi usada uma parede de cobogós em concreto de fronte a janela, o que deu destaque a fachada lateral da edificação.